08 fevereiro 2017

Wish é confiável ou não? - O que você deve saber antes de comprar

Imagem relacionada
Essa postagem não é publicitária.

Quando o assunto é compra pela Internet, sempre mantive um pé atrás. Tendo experiências frustrantes com o aliexpress, havia deixado de lado as compras na China por um bom tempo..até meados de 2014, quando dei de cara com um aplicativo azulzinho recheado de produtos a preço de banana, na qual decidi novamente me arriscar.

A escassez de referências e experiências de compra na internet me foram um tanto quanto frustrantes na época. Portanto, decidi me aventurar a tirar minhas próprias conclusões sobre o mesmo. Feito um Mercado Livre estrangeiro, o Wish é um shopping online da Europa e América do Norte que disponibiliza uma seleção incrivelmente ampla e mundial sobre moda, eletrônicos e acessórios no geral. Contando com descontos de 50-80% nos mais diversos produtos.

Boleto e Paypal como alternativa de pagamento
Para quem busca maior segurança, o Paypal é uma ótima opção. Sendo um dos sistemas de pagamento mais seguro, famoso e prático do mundo, você não precisa oferecer ao site os dados de seu cartão, informando apenas seu e-mail de cadastro no Paypal (clique aqui para saber todas as informações sobre como se cadastrar no site e garantir maior segurança).

Já para os que mergulham de cabeça feito eu, ou não possuem cartão internacional, o meio de compra mais acessível garantido pelo Wish é a opção de boleto bancário, pagável em qualquer banco até o vencimento, onde seu dinheiro será convertido em dólar pelo próprio site, sem complicações. 

Tempo de entrega
Os produtos são postados geralmente no prazo de 3 dias úteis, porém, a estimativa de entrega depende da loja e do destino do produto - não se desespere, o prazo de entrega de cada produto é estipulado na compra, com a demora de 60 dias em média (demora mas chega).
Continue a leitura para mais 
dicas e informações.


Rastreamento do produto
Alguns produtos só são rastreados quando chegam aqui no Brasil, o que acaba sempre gerando certa ansiedade. Já outros, assim como em diversos sites estrangeiros (tal como aliexpress) não são enviados por meio dos Correios, e sim por outras transportadoras alternativas. Portanto, as atualizações sobre o pedido (tal como onde ele se encontra) podem ser facilmente encontradas na aba "minhas compras" junto aos detalhes do pedido (percebam o print da em minha mais recente compra).


clique para ampliar


Procure por vendedores bem qualificados
Se já fez compras no site Mercado Livre, sabe o quão importante é verificar as qualificações do vendedor, tal como avaliações do produto a ser comprado. No Wish não será muito diferente, fique atento a essas informações antes de finalizar sua compra.



Não se engane - Como saber se o produto é original?
O site Wish é uma plataforma com vários vendedores, infelizmente, o site não possui um controle completo sob eles (por isso verificar a qualificação dos mesmos é tão importante), porém, uma novidade adotada pelo site é garantir um selo de verificação aos produtos já inspecionados, onde a qualidade será garantida. Como pode conferir abaixo.



Reembolso e atendimento ao consumidor
Pedidos de reembolso podem ser feitos em até 30 dias corridos após o término da data estipulada de entrega, e pelos mais diversos motivos (produtos defeituosos ou não correspondentes ao anuncio, insatisfação, atraso na entrega, etc). Em todos os anos de experiência de compras no site, nunca me ocorreram atrasos de mais de duas semanas em minhas encomendas, e até então, sempre tive ótimas experiências quanto ao atendimento fornecido pelos vendedores. Onde para minha surpresa, os mesmos foram sempre muito solícitos, oferecendo reembolso para determinados produtos pelo simples fato de terem ultrapassado o prazo limite de entrega.


Serei taxado?
Como nem tudo que reluz é ouro, infelizmente, comprar em sites estrangeiros pode nos proporcionar eventualmente esses pequenos problemas. Por conta da Receita federal brasileira (nem sempre muito honesta) algumas de nossas encomendas são barradas na alfândega, nos custando uma nota no fim das contas. Se vale a pena correr o risco? Levando em conta que comprar de importadores ou nas próprias lojas brasileiras geralmente nos leva a uma facada, ainda com os riscos, eu digo que sim. Pois mesmo com o valor da taxa, muitos produtos continuam compensando (vide os sapatos, para quem assim como eu, busca por variedades). 

Produtos eletrônicos, de valor acima de $30, em embalagens consideravelmente grandes e sapatos correm (altos)  riscos da taxação. Portanto, fique atento a isso, busque fazer compras em datas espaçadas e aproveite os mais diversos descontos promocionais proporcionados pelo Wish.


Compartilhe suas experiências! 
Sugestões, dicas, críticas e relatos serão muito bem-vindos aqui.
(dúvidas também poderão ser esclarecidas)

obs: os prints explicativos foram tirados por meio do aplicativo do wish, disponível para apple e android e ótimo para quem busca maior praticidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário