30 maio 2017

Diferenças entre Voilette, Casquete e Fascinator


Uma das partes do vestuário que mais me encantam são os acessórios, e ultimamente meu amor por adereços vintage têm aumentado a cada dia, em especial àqueles que se remetem as décadas de 1940 e 1960, que serão o foco desta postagem. E é impossível falar de acessórios vintages sem citar os famigerados headpieces, que têm voltado com tudo nos últimos tempos, isso mesmo, falo dos Casquetes, Voilettes e Fascinators, que apesar de ligeiramente semelhantes, possuem diferenças que frequentemente são generalizadas.



Casquete
Surgindo no decorrer da década de 40, em pleno período militar pós-guerra, os casquetes são pequenos chapéus adornados e sem abas utilizados na lateral da cabeça preso por grampos ou tiaras. Na época, a falta de material disponível para produção do chapéu fazia com que os designers economizassem e minimizassem ao máximo no tamanho dos adereços.


Voilette
Anteriores aos casquetes, os Voilettes foram um dos primeiros tecidos usados para enfeites de cabeça a parecer da moda, sendo demasiadamente utilizados no período de 1910 a 1940 como forma de proteção ao sol e poeira, tendo como característica principal o seu véu que cobre parte do rosto (ou ele por completo). Tem coisa mais requintada? Morro de amores.

Fascinator
Diferente dos outros, este consiste em ser nada além de um enfeite adornado para cabeça, num tamanho menor que o do casquete.

Acessórios de cabeça usados: dracurellaheadpieces

8 comentários:

  1. Acho tão lindos esses acessórios, apesar de ainda não ter nem um, mas em breve isso muda *-*
    bjo sua linda!

    www.eccentric-beauty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoio, são mesmo lindos! hahah
      beijos

      Excluir
  2. Cada coisa incrível que aprendo nesse blog gente. Mais uma vez estou passada com isso, eu sabia que tinha bastante diferença sim, mas não fazia idéia dos nomes, amei a matéria.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Paola! <3

      Excluir
  3. Adorei esse post, porque eu não sabia meixmo a diferença entre eles, e nem que vendia voilettes na Dracurella! Agora eu quero um porque eu acho muito elegante e requintado mesmo! <3
    Beijão, Glasya!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O voilette não está disponível na loja online, mas eu pedi e ela fez para mim então fica a dica <3, estão sendo minhas novas paixões, recomendo. hahah

      Beijos, linda!

      Excluir
  4. Eu coleciono adereços de cabelo e gosto dos casquetes que a Dracurella produz, são muito bonitos e modernos. outra loja q eu gosto muito é a Mustache & Agatha, elas faz qualquer tipo de casquete q vc quiser ♥ Amo a década de 50, mas me identifico mais com a década de 20 e as flappers rs Muito legal o seu blog, amei , estou seguindo, vc tb é muito linda

    https://walkingwithstrangersblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir