27 maio 2017

Como funcionava a edição de fotografias antes do photoshop


"Hoje em dia é tudo photoshop! Antigamente as mulheres eram muito mais naturais" incontáveis foram as vezes que já li e ouvi isso por aí, e creio não ser a única. Mas será que era tudo "ao natural" mesmo?

Recentemente me deparei com um artigo em um site chamado creativepro.com, sobre um livro de 1946 que relata toda a arte dos retoques pelo autor, Raymond Wardell, um verdadeiro artista e ilustrador que inspirou quem vos fala a trazer aqui essa postagem.

A foto acima é de uma atriz chamada Joan Crawford, editada em 1930 por James Sharp. O processo levou cerca de 6 horas, e em suma, se baseava no cuidadoso desenvolvimento do negativo, marcando e queimando áreas específicas nas fotos. Muita paciência e uma longa série de equipamentos se faziam necessários, e bastava um erro para que todo trabalho fosse destruído. A lista de materiais essenciais para o processo incluía gelatina, algodão, cola, réguas e rolos de borracha. Achou complexo demais? Estranho? Espere para ver o resto.


Os pinceis usados eram em inúmeras quantidades. Os mais finos para partes detalhadas e outros para o recebimento de tinta. A mão firme também se fazia mais necessária que nunca, e as fotos não podiam ser simplesmente ampliadas, como hoje podemos fazer digitalmente, e é bem aqui que entravam as lupas.


Uma curiosidade era que os cenários muitas das vezes eram sobrepostos/pintados, Afinal, não haviam ferramentas mágicas para seleção de silhueta.

Wardell costumava também "glamorizar" algumas fotografias, tornando-as mais dramáticas e artísticas, adicionando elementos no cenário para sua melhor composição.



Pablo Inirio, outro grande retoucher, também já revelou como seu trabalho era cuidadosamente feito. Muito tempo era consumido, e uma das formas de fazer todo processo de maneira mais eficiente era marcando as fotografias antes de começar o trabalho.  
ku-xlarge (20)

Espero que gostem das curiosidades, pretendo trazer mais publicações nesse estilo. Por hoje é só!

2 comentários:

  1. Que postagem fantástica, eu já havia lido sobre isso, mas nunca nada tão detalhado, parabéns pela postagem, eu amo fotografia, e agora me vi mais apaixonada ainda <3
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir